CPIR para Fiscalização (PF, MPF, INCRA, IBAMA..)
Cadastro positivo de imóvel rural
A única ferramenta de busca ativa de Passivo Ambiental que prepara automaticamente o relatório com a denúncia sem nenhuma interferência do operador para uma propriedade ou uma região inteira
CPIR: a solução para o combate ao crime ambiental
O CPIR é o único sistema da atualidade a possuir uma função ativa de identificação de passivos ambientais utilizando robôs (programas de computador automáticos). Estes robôs varrem diversas bases de dados públicas e pesquisam todas as propriedades rurais em cada município do Brasil, buscando passivo ambiental Diferente das ferramentas GIS que possuem filtros para localizar passivo ambiental mas não escrevem os relatórios com os dados para montar as provas periciais e os processos criminais, o CPIR prepara a peça pericial e as evidências para a denúncia do crime ambiental facilitando e agilizando a vida do profissional fiscalizador. O CPIR cria os relatórios para a perícia ou para preparar a denúncia de uma ou de milhares de propriedades automaticamente ao pedido do usuário.
O CPIR
O CPIR também pode ser utilizado para a emissão de licenças ambientais, como supressão para uso alternativo de solo pelo IBAMA, ou para checagem das cláusulas resolutivas na emissão de títulos pelo INCRA. Sem exigir nenhum conhecimento de GIS, mas permitindo que leigos ou profissionais utilizem esta ferramenta para maximizar o seu trabalho, o CPIR auxilia na tomada de decisão, permitindo o licenciamento ou fiscalização de regiões inteiras fazendo todos os cruzamentos que o licenciador ou fiscalizador deveria fazer, de forma automática e instantânea. É muito mais seguro, rápido e barato utilizar o CPIR para licenciar ou fiscalizar uma ou milhares de propriedades do que operadores humanos
O Problema
Identificar / Analisar crimes ambientais de inúmeras propriedades rurais, como por exemplo: se tem desmatamento, se tem embargo, se tem sobreposição, se invade reserva indígena, Unidade de Conservação, Quilombola e assim por diante para realizar a fiscalização das terras é uma tarefa impossível de ser realizada por um usuário leigo ou muito lenta na mão de um operador de GIS.
Instituições como MMA, Polícia Federal, Ministério Público Federal, IBAMA, INCRA, etc. poderão utilizar a função do robô automático de busca de crimes ambientais e agilizar a sua função constitucional, colaborando com o sistema de proteção do nosso meio ambiente, tomando as suas próprias decisões na condução dos processos de fiscalização e combate a crimes ambientais com detalhes e evidências irrefutáveis.
Somente profissionais bem treinados, com muito conhecimento nos softwares GIS e com domínio de onde encontrar as fontes de dados com os shape files das informações; e ainda, com muito esforço, e tempo conseguem verificar o status das propriedades rurais para construir relatórios e laudos, onde normalmente falta alguma informação importante.
Os filtros de busca de desmatamento dos softwares GIS não criam os relatórios e laudos para o fiscalizador. Pelo contrário, o profissional responsável pelo combate ao desmatamento tem que fazer todos os relatórios um a um, manualmente. O que torna muito lenta a tarefa que vai da identificação do crime ambiental até a elaboração da peça de investigação ou denúncia para a tomada de decisão e providencias legais.
Tecnologias e inovação
Primeiro serviço que auxilia qualquer usuário sem nenhum conhecimento de GIS e até ambiental a emitir uma análise completa de qualquer propriedade rural, com informações ambientais detalhadas sobre o imóvel para um um milhares de propriedades com a mesma facilidade.
Possui base de dados atualizada com: desmatamentos (Inpe), embargos, sítios Iphan, sobreposição, CAR, Sigef, Reservas Indígenas, Unidades de Conservação ou Quilombolas, por imóvel.
Calcula áreas desmatadas sobrepostas, desmatamento em APP, calcula individualmente a área de cada tipo de desmatamento e soma as áreas desmatadas em APP por exemplo, além de entregar o arquivo Geojson pronto e recortado.
Verifica se há sobreposição de CAR expondo qualquer manipulação de dados. Verifica se a propriedade tem mais de um arquivo RL ou CAR, entre outros sofisticados recursos.
O Produto
- Auxilia no Licenciamento ambiental completo.
- Fiscalização ambiental detalhada.
- Licenciamento ambiental simplificado.
- Relatório completo da situação ambiental da terra.
- Análise de uma única propriedade e/ou propriedades por região, por município, estado etc.
- Única ferramenta que analisa até milhares de propriedades filtrando qualquer tipo de ocorrência ambiental, como: sobreposição, sitio arqueológico, desmatamento em APP, embargo, etc.
- Única ferramenta para análise das cláusulas resolutivas para emissão de títulos pelo INCRA.
Diferenciais
- Não exige conhecimento de GIS.
- Mantem todas as bases atualizadas: Inpe, CRA, Incra, Ibama, etc.
- Executa em segundos pesquisas que nenhum software GIS poderia executar.
- Facilita o trabalho do fiscalizador ou do agente responsável pelo combate a crimes ambientais, auxiliando na montagem dos relatórios com as evidências criminais.
- Única solução do mercado que analisa uma ou milhares de propriedades de uma só vez e sem exigir nenhum conhecimento de GIS.
- Observação: O cliente pode contratar mais filtros exclusivos que não poderiam ser pesquisados usando os software de GIS atuais.
Investimento
Uma análise completa para licenciamento ambiental chega a custar no mercado até R$12.000,00 por imóvel, logo os custos do CPIR, como podemos notar, têm como objetivo custear essa solução de interesse público. Custo da análise extra: R$ 1.000,00 por imóvel.
Interesse público
O CPIR é a única ferramenta de busca ativa que ao encontrar os passivos ambientais processando todas as propriedades de um determinado local (Município ou até mesmo um Estado inteiro) escreverá o PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), montará a planilha de custos, o cronograma de execução, e o contrato de adesão para o dono da terra, com diversas opções de solução para o passivo encontrado (SAF, Integração, Floresta, Reflorestamento..), anexará as evidencias com imagens atualizadas de satélite, para facilitar a captação de recursos e consequentemente resolver um grave problema socioeconômico e ambiental de uma forma que nunca foi feita antes, retirando do produtor rural o ônus econômico da solução. Nosso interesse não é apenas encontrar o problema e sim dar uma solução concreta e factível para recuperar as áreas degradadas e colaborar assim com a proteção da nossa fauna e flora. O CPIR é uma ferramenta única e exclusiva e não possui concorrentes no Brasil e nem no Mundo.
Impactos socioambientais
O Cadastro Positivo de Imóvel Rural (CPIR) desempenha um papel crucial na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. Especificamente, o CPIR está alinhado com os seguintes ODS
Justiça
A adoção do Cadastro Positivo de Imóvel Rural (CPIR) traz uma camada adicional de segurança ao processo de verificação de terras para a possibilidade de construção. Ao incorporar tecnologia de ponta, o CPIR oferece uma abordagem eficaz e confiável na avaliação de propriedades, garantindo maior precisão e transparência nas informações disponíveis.
A utilização do CPIR minimiza a incerteza associada à análise de terras, proporcionando dados atualizados e abrangentes sobre desmatamento, embargos, sobreposições e outros elementos críticos. Isso não apenas simplifica a tomada de decisões, mas também reduz consideravelmente o tempo necessário para avaliar a viabilidade de construções em determinada área.
A justiça do CPIR reside na democratização do acesso a informações precisas, tornando o processo mais acessível a diversas partes interessadas, desde autoridades municipais até proprietários e investidores.